quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PASSEIOS

PASSEIOS


O Peredo tem entrado em diversos passeios de Todo Terreno, quer organizados pelas respectivas federações , quer por grupos particulares . Surge igualmente , de forma parcial em passeios de carro do Guia do Expresso, o que demonstra o atractivo das paisagens sobretudo das ladeiras para o Douro. Na época da flor da Amendoeira o Peredo oferece um leque variado de campos floridos, seja nas ladeiras do Douro, seja nos planaltos junto da aldeia, o que permite um período bastante longo de observação desse espectáculo inesquecível.

Apesar do abandono a que foi votado o amendoal nos últimos anos , o Peredo oferece , ainda , seguramente dos campos mais belos em termos de amendoeiras floridas.
Nas outras épocas do ano o Peredo oferece , igualmente belíssimas paisagens, desde as escarpas do Douro, até aos vales apertados e terras inclinadas dos ribeiros e da ribeira e nas proximidades dos campos do planalto, outrora cultivados na sua totalidade. Em centenas de hectares encontramos hoje um revestimento natural, de moitas, giestas, carvalhos, carrascos, zimbros, azinheiras, saracepas, cornalheiras, tomelos, etc. , na designação de plantas e arbustos locais.
O Peredo oferece mais de 60 Km de estrada térrea para passear como desafio à iniciativa dos mais aventureiros. Sozinho ou em grupo poderá desfrutar de agradáveis passatempos. Os passeios a pé, corrida, de bicicleta e de burro ou de macho são cada vez mais atractivos e, nas férias, cruzamo-nos com frequência com muitos dos seus amantes, seja nos planaltos ou nas encostas junto ao rio ou à ribeira.

Não podemos deixar de realçar na paisagem do Peredo os pombais, muitos deles centenários. Pela quantidade ou pela beleza e variedade das suas formas existe um conjunto que não fica a dever nada aos que tão bem têm sido realçados no Parque do Douro Internacional.
A. M. Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário